domingo, 2 de agosto de 2009

Onde você estiver, procure estar lá de verdade

por Nelson Sganzerla - nelsonsganzerla@terra.com.br

Sei que acharão estranho estar em determinado lugar e ao mesmo tempo não estar, ou, muitas vezes, estar e não percebermos que não estamos. Louco isso, não?

Quantas vezes vamos a determinados lugares que preferíamos não ir, muitas vezes vamos contrariados, pela insistência dos amigos; lugares que não sabemos bem o porquê, mas nos sentimos mal desde o momento em que entramos e nos deparamos com pessoas que nada têm a ver com o nosso agir, nosso falar e nosso pensar.

Tenho certeza que você já se sentiu assim. Em uma reunião com velhos amigos, em uma festa acompanhando alguém, uma viagem que insistiram para que fosse, um aniversário de quem você nunca viu mais gordo, mas você foi para agradar terceiros, enfim... lugares e momentos que além de não nos dizerem nada, nada agregam à nossa vida. E, no dia seguinte, nos perguntamos - O que é que eu estava fazendo lá? Mas eu lhe digo: na verdade, você não estava lá.

Pois é... muitas vezes o nosso espírito, o nosso eu interior, fala conosco através desses sentimentos de estranheza de repúdio, de incômodo, mas nunca damos ouvidos; ao contrário, procuramos insistir em momentos que a nada nos levam, a não ser a um sentimento de vazio interior.

Para estarmos felizes, onde quer que estejamos, precisamos antes de tudo estar por completo, em mente, corpo e alma e, definitivamente, estarmos lá de verdade.
Dou aqui como exemplo: o dia da nossa formatura, o dia em que nasceu o filho, o dia do primeiro beijo, momentos inesquecíveis que não irão se desmanchar com o passar do tempo, porque estávamos lá de verdade.

Fazemos tantas coisas de uma maneira mecânica, até para seguir determinadas convenções sociais, que não nos damos conta do tempo que desperdiçamos com bobagens e com tantas outras inutilidades em nossas vidas.

Eu tomei há muito tempo uma decisão em minha vida: Não vou mais a lugares onde não me sinta bem, onde não estarei lá de verdade, não mantenho nenhum tipo de amizade com quem nada me diz, e fujo dos espertalhões que em tudo querem levar vantagem.

Noto que hoje o mote das pessoas é se vangloriar de atitudes que ao meu modo de pensar não existe valor algum. Atitudes machistas, fúteis, mal educadas e desrespeitosas para com as pessoas, e vantajosas só para um lado.

Não freqüento mais a casa de pessoas invejosas e nem faço questão nenhuma que freqüentem a minha; pessoas que são interesseiras, que procuram sempre saber como você vai e não como você está.
Pessoas que querem saber com que carro você está andando, como vai a sua empresa; se você está ganhando dinheiro ou não; pessoas que não conseguem ser feliz com sua própria vida. Notei que se assim eu o fizer, não serei eu e, definitivamente, não estarei lá.

Portanto, eu sei que existem coisas que muitas vezes não dá para mudar, principalmente no mundo corporativo, onde as amizades são na maioria por interesse, mas posso mudar o meu interior e não ser mais um, nesse inconsciente coletivo, onde falsos valores misturam-se com verdadeiros e a palavra ética há muito ficou esquecida. Definitivamente, sei e escolho onde quero estar de verdade.

Pense nisso.



por Nelson Sganzerla - nelsonsganzerla@terra.com.br

7 comentários:

  1. Evelize, bom dia. Maravilhoso artigo você postou. Também tenho procurado viver assim, estar junto de quem realmente eu queira, e goste. Não consigo mentir pra mim; não fico nem vou onde sei que não me sentirei bem. Disfarçar até que é possível, mas para os outros, pra nós não.

    E quando a gente para de mentir pra gente, aí começamos a, pelo menos, viver menos infelizes. Fazer algo contrariado é situação ridícula, é considerar-se menor que o mundo; temos o nosso poder de arbítrio justamente pra evitarmos essas situações.

    Tenha uma ótima semana. bjs

    ResponderExcluir
  2. Tó chateado, vc foi arranjar uma formatura no dia? Mas tudo bem é da filhota! Beijos

    ResponderExcluir
  3. QUERIDA EVELIZE... MARAVILHOSO TEXTO, COM GRANDES VERDADES... ADOREI!!!
    ABRAÇOS DE CARINHO,
    FERNANDINHA

    ResponderExcluir
  4. amiga,faço isso faz tempo, me acham chata, mas sou uma chata verdadeira,leal, sou amiga de verdade e nao compartilho de amizade com hipócritas e interesseiros..lindo,adoreii,
    ótimo fds,sumidaaaa!
    elane

    ResponderExcluir
  5. Ave Maria, menina, te achei no BAllestra...kkk
    Sai twe procurando..agora, vou linkar o endereco certo

    bjs e deias felzies

    BONECA DE PORCELANA


    graceolsson.com/blog

    ResponderExcluir
  6. Q DEUS TE AJUDE Q VC TENHA FORÇAS PARA SUPERAR O Q SEJA, TB TENHO PASSADO POR FORTES TURBuLÊNCIAS, MAS AOS POUCOS, VOU ME REERGUENDO...TORÇO POR VC!!GDE ABÇO!!

    ResponderExcluir